Bruno Perim Gustavo Russi

O mundo hoje gira em torno do consumismo. O maior desejo das pessoas, influenciadas pelos veículos de comunicação de massa, está em obter bens; seja uma roupa, carro ou, até mesmo, uma viagem. O importante é ter. A moda agora é ter o máximo que conseguir. Dessa forma, será bem visto pela sociedade e não será excluído jamais, desde que continue seguindo às regras de consumo. Isso o tornará uma pessoa em evidência? Não, você apenas será mais um na multidão, como outro qualquer.

Consumismo

Uma das principais causas de ansiedade da sociedade atual, chamada de “pós-moderna”, é a pressão do consumismo. Somos induzidos a todo tempo e de várias formas a consumirmos mais e mais. Por vezes, coisas legítimas nos são oferecidas para consumo, o problema está na uma inversão de valores. Aquilo que é secundário passa a assumir condição de prioritário, imprescindível e urgente. Bem sabemos que nem tudo o que é importante é urgente. A “tirania do consumismo” não é privilégio da era atual, mas hoje com certeza sua pressão é muito mais forte. Precisamos refletir sobre o consumismo em nossas vidas. Eis duas lições ou dicas muito importantes para nossa reflexão sobre o tema: 1 – aprender a não se deixar dominar pelo consumismo; 2 – ter boa qualidade de vida está diretamente relacionado ao trabalho, ao planejamento e ao investimento, e não ao consumo.

Consumismo

Consumismo
Pouco exagerado

consumismo

consumismo
Exagerado

sexta-feira, 8 de abril de 2011

7. Quais as consequências desse padrão de consumo para o meio ambiente?

Como estamos sempre retirando matéira prima para fazelos mas quase nunca estamos recolodandos, o nosso planeta esta se esgotando e estamos destruinduo pouco a pouco.
Quando compramos algo muito barato como um lapis pense, teve que derubar uma arvore, produzir o grafite e colocalo na madeira para cortalo, tudo isso mais o preço para a loja custam 65 centavos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário